No dia 21 de fevereiro de 2020, realizamos a apresentação do relatório de pesquisa sobre a exploração sexual nas zonas diamantíferas.
A mesma pesquisa pretendeu saber Quais são as razões que levam às adolescentes a estes lugares?
1.Pobreza:
Troca de produtos do campo com os da cidade;
Experiencias contadas pelos amigos;
Sucesso obtido no trabalho anterior;
Forma da rentabilização.
- Orientação dos adultos:
Auxilio e controladores de negócios;
Apoiar e servir alimentos na hora árduas;
Influências dos amigos e amigas e Curiosidades
Algumas recomendações tambem foram apresentadas: - O governo deve estabelecer estruturas legislativas para proteger mulheres e meninas nas zonas de mineração contra exploração sexual. O Artigo 6 da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), da qual Angola é um Estado Parte, observa que, ‘Os Estados Partes devem tomar todas as medidas apropriadas, incluindo legislação, para suprimir todas as formas de tráfico de mulheres e exploração. Prostituição de mulheres. ´
- Também é necessário investir nas comunidades locais, fornecendo benefícios económicos e sociais equitativos. Governo, empresas de mineração e empresas locais podem facilitar a criação de pequenas e médias empresas por moradores locais, particularmente mulheres que são mais vulneráveis. Isso aumentará sua independência económica e reduzirá a vulnerabilidade.