TERMO DE REFERÊNCIA

TRABALHO DE CONSULTORIA PARA TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CONFORMIDADE COM OS CONTRACTOS

Maio de 2020
Introdução

Traduzindo…

Mwana Pwo é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, formada em 2017 como resposta às altas taxas de gravidez na adolescência na província da Lunda Sul em Angola. A missão da organização é inspirar a liderança das mulheres jovens em saúde e direitos sexuais e reprodutivos por meio do desenvolvimento de liderança, treinamento em direitos humanos e democracia e capacitação. Mwana Pwo recebeu sua primeira doação do Urgent Action Fund Africa em 2018. Em 2019, a organização recebeu sua segunda doação da Open Society Initiative of Southern Africa (OSISA). Actualmente, a organização opera dois fundos da OSISA e do Pão para o Mundo.
Devido ao fato de que Mwana Pwo é uma organização centrados nos jovens, seus funcionários são todos com idade entre 24 à 35 anos. Apenas a Directora tem experiência em gerenciamento de projectos, enquanto o resto da equipa está aprendendo sobre o trabalho. As lições aprendidas com a implementação da subvenção da OSISA em 2019 revelaram deficiências no Gerenciamento de Projectos e Conformidade com as regras de subvenção na equipa, apresentando a necessidade de melhorar as competências da mesma. Ao elaborar a proposta de continuação do projecto da OSISA, Mwana Pwo incluiu a capacitação da sua equipe.
A Mwana Pwo requer competências aprimoradas de Gerenciamento de Projectos e Conformidade com Subsídios para garantir a sustentabilidade dos projectos e da instituição.   
OBJETIVOS
Por meio dessa consultoria, os seguintes objectivos devem ser alcançados:
Treinamento em Gerenciamento de Projectos (incluindo desenvolvimento de projectos e gerenciamento financeiro de projectos sociais) e Gerenciamento de Subsídios, consistente com os padrões internacionais para os funcionários e voluntários-chave da Mwana Pwo.      
Desenvolvimento de materiais de treinamento para uso da equipa.     
O treinamento em Gerenciamento de Projectos e Conformidade com Subsídios avançará a meta do Mwana Pwo de desenvolver e implementar projectos e contribuir para:
Alinhamento de projectos com prioridades estratégicas e operacionais;
Fortalecimento institucional
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
A consultoria de treinamento em Gerenciamento de Projectos e Conformidade com Subsídios é necessária para aumentar a capacidade de 15 participantes. Na conclusão da consultoria, os participantes devem obter um entendimento comum sobre Gerenciamento de Projectos e Conformidade com Subsídios, juntamente com a exposição a muitas das ferramentas e técnicas necessárias para executar com êxito essas práticas. Para alcançar os objectivos descritos acima, o Consultor deverá se engajar nas acções descritas abaixo. Esse escopo de trabalho não é considerado exaustivo e as modificações serão consideradas durante o curso do projecto. Todas as alterações no escopo do trabalho devem ser formalmente acordadas por ambas as partes.
Entregue de planos de trabalho e treinamento para cobrir o conteúdo do curso descrito abaixo.
Conceitualização de Projectos
Definição do Objectivo do Projecto, Escopo do Trabalho, Análise de Risco e Identificação dos Recursos e Partes Interessadas Necessárias
Planeamento do Projecto
Desenvolvimento de especificações, detalhamento de cronogramas e pacotes de trabalho, atribuição de responsabilidades, definição do processo de conclusão
Execução
Elaboração de Planos de Trabalho, Trabalho em Equipa, Custeio e Monitoramento do projecto, Conformidade com a concessão
Terminação
Avaliação de Projecto, Elaboração de Relatório e Conclusão de Projecto
Garantir que o treinamento seja consistente com os padrões do Project Management Institute (PMI) para Gerenciamento de Projectos.
Recomendar soluções de boas práticas para problemas identificados pelos participantes. 
METODOLOGIA
 
Espera-se que o Consultor use metodologias aceites e comprovadas para realizar a tarefa. O consultor deve preparar uma metodologia detalhada e um plano de trabalho indicando como os objectivos da tarefa serão alcançados.
O plano de trabalho enviado deve ser auxiliado por um cronograma de detalhamento do trabalho, mostrando a alocação de tempo para cada um dos principais componentes do projecto. Um cronograma detalhado deve ser fornecido para apoiar a metodologia descrita.
COORDENAÇÃO / RELATÓRIO RELACIONAMENTO
O consultor reportará e operará sob a supervisão da Directora.
A Directora será apoiada pela Gerente de Finanças e Administração, que coordenará a revisão e aprovação dos documentos preparados pelo Consultor. A Directora será responsável pela revisão e assinará as principais entregas listadas na seção 6.
ENTREGAS
As entregas desta consultoria são as especificadas na tabela abaixo. Todos os documentos enviados devem estar em conformidade com os seguintes padrões mínimos:
Use o idioma apropriado para um público não técnico;
Seja abrangente, adequadamente formatado e bem apresentado;
Forneça justificativas para todas as suposições.
A Directora, Gerente das Finanças e Administração trabalharão com o consultor para agendar o curso (s).
O consultor conduzirá o curso nas datas acordadas para o público-alvo identificado e fornecerá a cada participante uma cópia impressa do material de treinamento juntamente com uma cópia para o Centro de Recursos de Informações de Mwana Pwo.
 
Principais entregasPadrão de desempenhoPercentagem (%)
 1. Plano de trabalho
 O plano de trabalho é o documento operacional da consultoria é usado para determinar as entradas necessárias para o desenvolvimento e a entrega dos resultados da consultoria. O plano de trabalho deve ser apresentado com uma proposta e incluir uma ampla estratégia de implementação, actividades, início e fim projectados para as principais actividades.
 152. Plano de TreinamentoO plano de treinamento a ser apresentado com a proposta deve incluir: – Esboços detalhados do curso, abordando os objectivos estabelecidos no escopo do trabalho – As competências de entrada e saída – O prazo para alcançar / cobrir as competências – O número de horas de ensino (não incluindo pausas) e opções de sessão – Tamanho ideal da classe – A abordagem e a metodologia de treinamento que serão usadas – Quem é responsável pela entrega do treinamento para entregar cada competência de saída – A metodologia de avaliação / avaliação do aluno – Descrição do material de treinamento que será fornecido, incluindo o meio e os direitos e restrições para o uso do material de treinamento. As amostras também devem ser incluídas. – Quaisquer outros requisitos específicos a cumprir em conformidade com o contrato de formação específico em questão
 253. Entrega de treinamento
 Deve incluir: – Objectivos de aprendizagem de cada curso – Duração de cada curso – Manual / documentação – cópias impressas (e electrónicas, quando aplicável) do material de treinamento – uma para cada participante e uma para o Centro de Recursos de Informação Material didáctico
Entrega de cursos nas datas acordadas para o público-alvo identificado – Fornecimento de certificados de participação no curso (juntos com a Mwana Pwo)
  4. Relatório de Avaliação de TreinamentoEste relatório deve conter, mas não se limitar a: – Uma breve visão geral do relatório, com ênfase nos pontos mais importantes. – Informações básicas sobre o programa de treinamento, os objectivos e as perguntas que ele procura responderem. – Visão geral dos resultados da avaliação e principais questões identificadas – Discussão sobre os principais resultados com referências aos dados colectados. Ao final de cada curso, os participantes deverão preencher os formulários de avaliação de treinamento da Mwana Pwo.
   

6.1 Procedimento de “assinatura”    
A Directora e a Gerente de Finanças e Administração trabalharão com o consultor para garantir que as entregas estejam alinhadas com o objectivo desta tarefa. Também é esperado que o consultor apresente as entregas à equipa de gerenciamento.
6.2 Variações    
Todas as alterações propostas ao plano de trabalho e às entregas devem ser discutidas com o patrocinador do projecto e, quando necessário, serão submetidas à aprovação da equipa de gerenciamento.
6.3 Agendar pagamento    
Os pagamentos pelos serviços serão especificados no Contrato.
 
QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA TÉCNICA NECESSÁRIA
O consultor deve ter as seguintes qualificações mínimas e demonstrar as seguintes competências:
Pelo menos 8 anos de experiência no trabalho com pequenas e médias organizações para alcançar um escopo semelhante.
Deverá ser capaz de fornecer evidências da validade da experiência e qualificação, incluindo o trabalho realizado por uma organização não-governamental.
Deve ser formado em Sociologia, Estudos de Desenvolvimento ou Serviço Social ou qualquer outra qualificação similar em Ciências Sociais. Uma qualificação de pós-graduação é uma vantagem adicional.
Capacidade de se comunicar claramente com o grupo alvo.
É necessária experiência em gerenciamento de projectos e conformidade de doações em organizações não-governamentais.
Capacidade de traduzir teoria e adaptar, implementar e incorporar as melhores práticas.
CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA
Tipo de consultoria: Consultor, Duração do contrato: 2 semanas (dias não consecutivos) Local de trabalho: Angola

ENTREGA DE CANDIDATURA
Todos os candidatos devem enviar suas propostas até o dia 10 de Junho de 2020 para os seguintes emails: maria@mwanapwo.com, juliana@mwanapwo.com e vanilson@mwanapwo.com. Qualquer dúvida deve ser direccionada à Oficial de Programas para Género e Direitos das Mulheres, Juliana Tumba em juliana@mwanapwo.com .
Texto original
Sugerir uma tradução melhor